segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Compra de votos, realidade ou ficção?

A pergunta que não quer calar nestas eleições esta relacionada a compra e venda de votos, prática criminosa, combatida de modo pedagógico pelas organizações religiosas e outras instituições. E a grande maioria dos questionados responderam que não conheciam casos e que seu grupo não usava de tal expediente. É verdade que eles, em princípio, condenam o método e estão certíssimos. Mas dizer que em algum município não aconteceu trocas do voto por benefícios é uma declaração no mínimo mentirosa.

Exemplo disso é o uso do Programa Bolsa Família do governo federal repassado com a participação dos municípios aos mais carentes. Existem casos comprovados apresentados pela mídia, onde candidatos prometem inclusão ou ameaçam com exclusão no benefício eleitores que lhe dêem ou lhe neguem o voto. É verdade também que os casos mais explícitos se dão em regiões mais afastadas e necessitadas. Mas Juiz de Fora não foge a regra, aqui a compra de voto no dia das eleições aconteceu em vários segmentos da sociedade, principalmente nos bairros mais humildes.

Se cada eleição deve significar avanço na educação política de candidatos e eleitores, fazer de conta que a compra e venda de votos não existe, é trair a democracia. Em um país em que os serviços públicos estão aquém das necessidades dos cidadãos, acabar com aqueles que fazem as vezes do governo é urgente. Não podemos admitir candidatos com o passado marcado por atos que ferem a lei abrindo brecha para que o negócio do voto continue.

7 comentários:

Unknown disse...

Claro que existe!assim como os oportunistas, que preparam o bote da serpente!Vc foi duramente prejudicado p/td e,traído...p/ pessoas que vc ajudou.Mas...vc é fiel e um homem de Deus. Ele tem algo muito melhor p/ vc.Seus amigos de vitórias e principalmente nas derrotas. Bjs no coração, Mirian e César.

Anônimo disse...

no dia da eleição pude verificar com os meus própios,olhos como funciona a coisa de votos direcionados para certos candidatos a chamada boca de urna,se ilude quem realmente acha que vivemos num pais,democrático a verdadeira democrácia esta no bolso de quem pode pagar.

Unknown disse...

Claro que compra de voto existe!!!!Mesmo sendo proibido. Eu também não consigo entender o porque desta lei não ser cumprida...Vc realmente me surpreendeu em uma reunião ao qual revelou aos seus , que não o faria...Vc realmente mostrou pra mim ser um politíco diferênte....Pois acredito eu ,este ano pelo que pode observar foi a eleição de mais compra de votos.Pode estar certo Deus não abandona a quem nele acredita e ele vê tudo e sabe o porque de tudo, e a hora certa de tudo em nossa vida...Eu confio em vc e sei que pra mim vc é um grande vencedor...Mas do que todo dinheiro pode comprar... pois o dinheiro não pode comprar nossa dignidade, como faz com as compras de votos...Um grande abraço desta que aprendi a cada dia ter mais admiração, por vc na politíca....Beijosss

Sávio Nascimento disse...

Existe e existe muito, nas eleiçoes desse ano, o fato foi confirmado, mas tem muita gente fazendo vista grossa, tem gente que foi eleito na grana em nossa cidade, que nao tinha a menor chance de ser eleito, sem popularidade envolvidos com escandalos , e mesmo assim vao assumir no dia primeiro de janeiro a cadeira na camara.
É um absurdo, mas o povo está muito mal informado, ou nao tem boa memória, o fato é que estamos muito mal servidos nos próximos quatro anos e veremos uma minoria que sao competentes , mas que tem o poder de dominar a opiniao dos que estao entrando agora, bom por um lado mas lamentável pelo ooutro.

Unknown disse...

Existe uma simbiose entre corrupto e corruptor. Os sociólogos de plantão poderiam nos dar uma luz de como podemos quebrar este triste ciclo de nossa sociedade. Entra e sai processo eleitoral e a compra de votos ocorre às vistas de qualquer um. Mas os homens de bem que se candidatam na esperança de mudar a triste realidade deste povo ainda, sim, tem lugar ao sol.

Unknown disse...

Penso que existe apesar de não ter como provar;terrível é saber que a compra de votos é realidade só porque pessoas permitem ser compradas.Um abraço forte da amiga
MLucia

Desabafo Negro disse...

Bobo daquele quye acha que isso não existe.
é só ficar de anteninha ligada, que fica fácil, fácil, achar um, comprando ou vendendo voto.
O povo vive reclamando da corrupção, que político é bandindo.
Mas quem aceita esse tipo de subrno, pra mim, é tão bandido quanto.